terça-feira, 24 de junho de 2008

Energia - Jacques Delors propõe criação de mercado europeu comum de energia

Em entrevista publicada no periódico francês Jornal de Domingo, Delors propõe "a criação de um mercado europeu comum de energia", semelhante à Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), quando questionado sobre as prioridades da União Europeia.
"Assim, teríamos uma política interna de energia, um mercado competitivo e de uma atitude comum em relação aos produtores da energia", sustentou Jacques Delors. "Quando vejo este carrossel de países em torno de Putin e Medvedev (primeiro-ministro e presidente da Rússia, respectivamente), fico indignado. A Europa torna-se ridícula. É por isso que é urgente construir um regime de energia da Europa, de que farão parte os países que o desejarem", afirmou Delors.

"Os outros (países) aderirão mais tarde, como aconteceu com o Euro. Para a Europa, a escolha é simples: ou a sobrevivência pela união ou o declínio e a perda total da capacidade de influência", acrescentou. O presidente da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), Chakib Khelil, afirmou hoje que há petróleo suficiente no mercado e que qualquer aumento de produção é inútil no imediato.

As declarações de Chakib Khelil foram proferidas horas antes da abertura da conferência sobre energia, que decorre em Jeddah, na Arábia Saudita. A próxima reunião da OPEP, em que será debatido o eventual aumento da produção de petróleo, está prevista para Setembro.


Retirado de: clicar aqui

Sem comentários: