quinta-feira, 29 de maio de 2008

Detidos 300 estudantes e um jornalista nos protestos contra lei da Educação

Metade das detenções ocorreu em Santiago, onde as forças anti-motim repeliram uma concentração pacífica e detiveram um jornalista da Radio Canelo, enquanto em Viña del Mar 20 jovens foram detidos e em Valaparaíso 1.500 estudantes marcharam sem incidentes.

As manifestações ocorreram depois de vários dias de greves estudantis e da ocupação de centros educativos por todo o país.



Nicolás Manríquez, porta-voz dos estudantes, disse que os alunos do sistema público estão descontentes porque as autoridades lhes negam as oportunidades e não recebem apoio do Estado, «que deveria, no mínimo, dar uma educação de qualidade os chilenos», enfatizou.

Reagindo a esta rejeição do projecto de Lei Geral de Educação, a presidente Michelle Bachellet expressou hoje a sua confiança na educação pública e sublinhou que "falar de um país mais justo é falar de uma educação de qualidade para todos".

Em Santiago, inicialmente foi autorizada uma concentração próxima da Alameda, principal artéria da cidade mas as autoridades retiraram logo a autorização transferindo a concentração para o Parque Almagro, próximo do palácio presidencial de La Moneda.

Apesar disso, estudantes do ensino secundário e universitário da capital concentrara-se às primeiras horas da manhã na Alameda e iniciaram um protesto pacífico ocupando a calçada de forma intermitente.

As forças especiais de Carabineiros responderam com gás lacrimogéneo e canhões de água e com a detenção de jovens do Liceu Experimental Artístico que dialogavam com a polícia e entoavam palavras de ordem contra o projecto de lei.

Um jornalista da Rádio Canelo foi também detido.

Posteriormente, ocorreram incidentes na sede da Universidade do Chile, onde um grupo de estudantes amotinados lançou pedras e cocktails molotov à polícia e aos jornalistas, a quem acusaram de estar do lado dos Carabineiros.

As forças especiais voltaram a lançar gases lacrimogéneos, enquanto o tráfego ficou interrompido e as lojas da zona fecharam as portas. Um agente sofreu ferimentos ligeiros.

Retirado de: clicar aqui

Sem comentários: